sábado, 2 de novembro de 2013

A LIÇÃO DE JONAS






Mesmo quando não posso entender
Minhas lágrimas me impedem de te ver
Teus caminhos são mais altos que os meus
Teus mistérios mais profundos do que eu
Te adoro, Senhor
Calo meu coração e me prostro
Te adoro, Senhor
No dia mau quero proclamar
(REFRÃO)
Confio em Teu amor que não mudará
Nem mesmo a morte pode me separar
Do Teu cuidado e proteção
Mesmo quando não te vejo
Sei que a Tua mão me sustenta
Não temerei más notícias
Mesmo no vale da sombra da morte
Comigo Tu estás
(Meu socorro bem presente na angústia)
Ana Paula Valadão


Então Jonas saiu da cidade, e sentou-se ao oriente dela; e ali fez uma cabana, e sentou-se debaixo dela, à sombra, até ver o que aconteceria à cidade.
E fez o Senhor Deus nascer uma aboboreira, e ela subiu por cima de Jonas, para que fizesse sombra sobre a sua cabeça, a fim de livrá-lo do seu enfado; e Jonas se alegrou em extremo por causa da aboboreira.
Mas Deus enviou um verme, no dia seguinte ao subir da alva, o qual feriu a aboboreira, e esta se secou.


Jonas 4:5-8
Se observarmos o ciclo da vida veremos que temos momentos bons e maus. Geralmente quando passamos bons momentos,  até desconfiamos da realidade vivida e quando são momentos de angustias, costumamos perguntar – o que eu fiz para merecer  isso?
O profeta Jonas estava fugindo de Deus quando este o havia designado para proferir uma palavra profética contra os ninivitas. Em razão da sua fuga Deus enviou um forte vento que praticamente levou o navio em que estava ao naufrágio. Sabedor do motivo da tempestade, pediu para que a tripulação o jogasse para fora do navio, fato que aconteceu, acalmando o bravio mar.
No momento em que foi jogado ao mar, Jonas foi engolido por um grande peixe e no interior do animal, clamou a Deus misericórdia  e foi atendido. Voltando a Nínive, pregou a palavra de Deus que levou os ninivitas ao arrependimento. Jonas não contente, falou que fugiu  porque sabia que Deus perdoaria os pecados daquele povo  que não  valorizava  o Senhor Deus onipotente.
Percebemos que Jonas  conhecia o caráter de Deus- sua bondade, seu amor-  mas não concordava com a posição do Senhor em relação  a oportunidade que dava aqueles que não mereciam. No entanto, precisamos entender que  tudo que acontece em nossas vidas é determinado por Deus e Ele sabe o melhor para nossas vidas. O próprio Jeremias expressou que as misericórdias de Deus são a causa de sermos consumidos.  Por tanto, Sejam os momentos bons ou maus, tudo acontece  para que possamos refletir sobre nossas atitudes e caminhos que estamos percorrendo.
Essa verdade é tão explicita no livro de Jonas, que no capitulo 04 quando Deus alivia a angustia do profeta com uma planta para fazer sombra, no outro dia o próprio Senhor envia um verme para mata-la. Tudo isso acontece para que Jonas reflita sobre sua atitude e entenda que não é possível fugir Daquele que determina a vida.
Por isso não esqueça: não julgue as pessoas, não declare sua justiça  e não pense que seu momento bom será para sempre. Haverá momentos em que a angustia  nos fará  crescer e prosperar muito mais que a alegria. Já dizia Salomão em Eclesiastes, “ é melhor ir há uma casa onde um velório do que em uma casa cheio de risos”. O ciclo da vida precisa ser respeito e quem determina esse ciclo é Deus.
Vamos aprender com Jonas a não murmurar e sim a confiar em Deus ainda que sejam más as notícias. Os caminhos de Deus são mais altos que os nossos o seus mistérios mas profundos que o nosso ser, mas confiar no amor de Deus  e entender o seu caráter é a maior  maior  lição que devemos aprender com Jonas.

A paz em  Cristo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário